Seguidores

sexta-feira, 9 de março de 2012

O Mestre e a Gata

Este peixe dedico-o ao Russo da malveira da serra em Cascais ,um Mestre -escola ,homem que faz alcofas de sargos ,sem usar engodo ,apanha robalos grandes como nenhum outro .
Tive a sorte de aprender a pescar com este senhor .
Vou-vos contar a história de como o conheci,
O Russo aqui em cascais é tipo uma lenda viva de que as pessoas falam ,só  ouvia dizer que o homem apanhava grandes robalos ,grandes douradas ,realmente ouvia falar muito dele mas sem nunca o conhecer até que um dia se porporcionou uma pesca com esse senhor .
Fomos á pesca num dia em estava um luar gigantesco ,uma lua cheia enorme a subir  na nossa direcção  ,portanto a maré estava a subir , diz logo o mestre "já apanhei robalos com esta lua ,mas ainda é cedo daqui a duas horas quando estiver meia maré falamos ".
O Pola foi com o Leitão (amigo do russo)para um pesqueiro mais á esquerda e eu fiquei com o russo e lançei para onde ele me indicou e ficámos ali na conversa .Não é que parecendo mentira, ferra ele um bicho mais ou menos passadas duas horas , o que se passou a seguir foi inacreditável vejo -o a trabalhar o peixe com o seu canalou de 5 metros até pôr o peixe na prumada mas, nisto o peixe fica preso "fod.....se fod......se  nunca encavei aqui nenhum peixe fod.........se  fod......se  hóó sergio segura ai na cana caralh..........fod......se fod.......se "diz ele.
nisto ele desce para um patim mais baixo da falésia e"fod.......se fod........se hóó sérgio passa ai cana caralh..............fod........se "
O Mar com estava BRAVO já tinha tirado o peixe   da pedra e levádo para a esquerda. nisto ele pôe outra vez o peixe na prumada senta-se no chão daquele patim pequenino de maneira a sentar-se em cima daquela vara amarela e............... toca a puxar o fio á mão ,ai numa altura de 20 metros estava o mestre a puxar um bicharoco á mão, que loucura ,que filme .E eu fazendo o papel de mero espectador . vendo aquele canalou vergado mais parecia uma cana de bóia ,vi a chumbada a chegar á ponteira e avisei-o diz logo, ele
"atão tá bom caralh.........."levanta-se ele com o fio enrolado na mao com o canalon todo vergado e com um robalão com 5kilos e meio pendurado na ponta "já está caralh........já está "que filme isto é outra dimensão .nessa noite ainda tirou mais dois robalos
é este o Mestre de que eu vos falo. esta entrada e o meu peixe são a prova do reconhecimento do valor que eu sinto por este  senhor .
Mas agora vamos ao meu peixe ,tendo já perdido 8 peixes bons sendo o ultimo uma "granda besta"eu tinha de arranjar maneira de arrancá-los lá de baixo ,uma noitada de navegação e descobri um gingarelho á maneira a Gata do Sargus desde já o meu agradecimento pela ideia.
Enfio-me na bancada de trabalho da oficina e começo a fabricar o dito cujo durante dois dias nas horas do almoço e no fim do dia até ás tantas, lá elaborei a cena com algum material que havia para lá .
convido então o amigo Joel mais o pola ,para mais uma investida aos bicharocos e tentar experimentar a coisa .estava eu e o Joel sentados numa pedra de cana na mão quando sinto a cana a aliviar ,estico o fio e sinto dois toques enrolo outra vez para fazer baixar a cana para aplicar uma ferragem violenta porque um 6/0 não crava de qualquer maneira acho eu.dou-lhe uma ferrada de fazer saltar os queixos e começa a luta , é brutal a força que estes bichos exercem , mas nem um centímetro eu lhes dou o peixe só tem um direcção é na minha e quando chegou á escoa também não levou nenhum centímetro. cana trancada com a escoa a passar por debaixo do peixe fazendo-o saltar em cima de agua (perdi uns quantos a trabalhar o peixe na escoa em cima dos cabeços )nem um centímetro .portanto o peixe passou a escoa por cima dos cabeços e já tenho o peixe na prumada ,só falta iça-lo 8 metros (perdi uns quantos nesta situação ,não é fácil!)mas como estava preparado peço ao Joel para segurar na cana e esticar o fio á confiança e andar um bocado para trás para eu agarrar o fio ,abro o gingarelho passo o fio fecho o dito e lá segue para abocanhar o robalo mesmo com uma onda a partir em cima ,funciona ás mil maravilhas em pesqueiros muito altos e mares muito grandes em que a rabeca se torna muito leve e pequena .
o sorriso é mesmo genuíno estou contente pelo peixe e pelo gingarelho

17 comentários:

  1. Agora leva gatas para a pesca!!!!!


    Assim é mais facil roubar peixes ao mar.

    Vou ter de arranjar um leão para ver se livro das grades.

    Parabens, amigo mais um belo tarolo.

    ResponderEliminar
  2. Boas Sérgio Fernandes,
    assim eles nem estrebucham vem por ai acima nas horas.
    Belo robalo e bela narrativa, é com os velhos sábios que aprendemos muita coisa na pesca.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Boa história, quem sabe sabe.
    O gingarelho deu bem jeito.
    Abraço e parabéns.
    Filipe.

    ResponderEliminar
  4. Boas Sérgio!
    Parabéns pelo o robalo, e pela bela narrativa:)
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. E presiso e que eles saiam,o método vai da criatividade de cada um parabens pelo peixe amigo,um abraço.

    ResponderEliminar
  6. é verdade spin nunca mais a largo
    tarda nada estás ai com uns bicharocos

    ResponderEliminar
  7. Boas Pedro
    nem estrabucham nada é sempre ábrir
    abraço

    ResponderEliminar
  8. estava mesmo a precisar de uma coisa destas Filipe ,a cima de dois kg começa a ser carga a mais
    hà!estive ai na vossa terra com o irmão do pesca no prato
    abraço para o pessoal

    ResponderEliminar
  9. Olá Alexandre
    obrigado pelo comentário
    abraço

    ResponderEliminar
  10. Olá ntyper
    estive no seixal ainda perguntei por ti
    abraço

    ResponderEliminar
  11. Alô Sergão!
    Desde já os meus parabéns pelo cachaço, um peixe digno... e também pela "gata" eu normalmente uso cesto "rabeca" mas as vezes torna-se pequena para os Robalos...
    Fizeste um bom relato...
    Um abraço e continua assim.

    ResponderEliminar
  12. olá Pedro
    este peixe deu me que fazer
    vem ai um bocado de mar para o fim de semana vamos ver!?

    ResponderEliminar
  13. Noraboa compañeiros de pesca, saudos desde terras galegas, boa pesca, e outra vez noraboa ata logo. www.surfcastinvigo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Ola sergio, mais um barrote, dassssse
    Já tive a pescar ao lado do russo e realmente o gajo sabe muuuuuuuuuuuito, desde a tecnica usada, ao iscar, ao isco, ao saltar de buraco em buraco. Sabe muito de mar!

    Se aprendeste a pescar com ele tiveste uma granda escola com alias se pode ver pelas tuas capturas, parabens por isso, tens sempre bons exemplares para a malta.

    Um abraço sergio

    ResponderEliminar
  15. Olá Paulo
    O gajo sabe mesmo muito, ele é especializado em apanhar robalos grandes
    abraço

    ResponderEliminar
  16. olá esteban
    cumprimentos de cascais para as terras galegas
    abraço

    ResponderEliminar
  17. parabéns para esse professor, eu espero que você aprendeu com as suas dicas para uma boa capturas.Sigue mostrarno a lua que lhe dá consejos.Saludos bons e boa pesca.

    ResponderEliminar