Seguidores

sábado, 22 de dezembro de 2012

MAR BRAVO E O ROBALO

Um dia de pesca como tantos outros ,depois do jantar saí para mais uma noite de procura dos Robalos ,já tinha andado a ver uns spots que me pareciam muito bem .
  Tem de se procurar o peixe , não é certo ele vir sempre ao nosso encontro nos nossos pesqueiros habituais, de vez em quando temos de sair da nossa zona de conforto e descobrir pesqueiros parecido aos sítios onde já tirámos peixe. 
Fui ter primeiro com o Sr Victor e o Joni  a um pesqueiro em que os safios não paravam de chatear,estragam as iscas ,e quando se ferram partem tudo , raio do bicho, não me estava a apetecer brincar com essas bichezas   .
propus então , irmos ao tal pesqueiro novo que eu já tinha visto ," vamos lá mandamos uma pedrada , tiramos um robalo e vamos embora " isto sou eu sempre com uma grande moral ,apesar das inumeras grádes que levo para trás .chegádos ao pesqueiro novo ,perto das 2 da manhã , escuro ,mar a bater ,procurar sítio para ficar não é fácil .
0,60 no carrete 0,80 no anzol iscada  XXL e cana na mão , eu e o sr victor ficámos na expectativa , com aquele nervoso miudinho ,o joni perferiu ficar a ver o quê que aquilo dava , e não montou a cana .
  1. Dez minuto depois , acho eu , sinto um toquezito de nada e fio a aliviar , ponho me logo de sentido. isto é a cana no meio das pernas  quase em  posição horizontal ,para lhe esticar uma ferrada violenta ,mão esquerda atrás das costas para dar balanço e ficar á espera de um toque mais forte , que é quando já tem  o isco na boca está  a levar e se sente picado , nesse instante arranca e é quando leva com uma trancada que nem sabem de que terra é  , a seguir é sempre a puxar , a cabeça do peixe sempre virada para nós ,pelo menos até perto da escoa ,assim que vi o peixe abri o drag vi logo que não iria conseguir içar aquilo que lá estava em baixo , as pernas tremiam que nem varas verdes ,"fod ...... vou tirar o peixe aonde? "fui tudo para a esquerda , mas não dava , não tinha sitio para encalhar , voltei para a direita , já o Joni me estava a dizer para tirar ali num buraco que ele tinha visto , levei o peixe para lá , andei um bocado para trás para o joni agarrar no fio , larguei a cana e disse ao joni " vamos puxar á mão se partir , partiu "começa ele a puxar , enrola a linha na mão esquerda , puxa com a direita , mas o peixe fica a meio do caminho porque ele já não tinha força e o fio estava a apertar-lhe as mãos ,eu desço um bocado o buraco ,meio pendurado e consigo meter a mão á guelra "fod.... este já não o largo.......".
Grande abração ao joni,se não fosse a ajuda dele não sei não .... a adrenalina estava ao rubro , demorei na boa meia hora para a respiração voltar ao normal .
Um abraço e  FELIZ NATAL para todos

domingo, 16 de dezembro de 2012

Robalo a 20 metros de altura

Uns dias atrás andava á Pesca com o Chico zé quando chego de carro á rede da Boca do Inferno e vejo um gajo á pesca de mota ,vestido com um oleado e a apanhar uma chuvada monumental "este é cá dos meus ".
Um bocado de conversa ,uma cigarrada e afinal é o Paulo Marques que já tem comentado no Blog e "conhecia-me de algum lado"he he . È sempre porreiro encontrar alguem que só falamos na net .
combinámos então fazer uma pesca a  meio da semana .
 Escolhemos um pesqueiro alto perto de 20 metros de altura e começamos então no nosso rockfishing .
 apanhámos alguns samirros uma moreia , ainda se engatou um safio de dimensões super xxl ,que faltava-me a gata para tirá-lo ,acabou por partir ,quando nisto o Paulo diz "ÒLHA A TUA CANA !!!!! ,ABRE O CARRETE !!!!!!!!,ABRE O CARRETE!!!!!!,cana toda vergada ,ferro o peixe e digo "PAULO PREPARA A RABECA "levo a cana para o buraco que é uma parte em que a parede é mesmo vertical e dá para por a rebeca na boa ,"que luta que o peixe me está a dar é valente !" a coluna de água em frente é de 8 a 10 metros o peixe tem muito por onde afundar ,até que cede .... as forças    "Ó PAULO SEGURA AI       E     PUXA A CANA PARA TRÁS ESTE VAI Á MÃO " agarro na linha e começo a puxá-la á mão , e vai de peixe a subir de elevador .
 Para mim era contra-natura puxar um peixe á mão , mas depois de ver o MESTRE RUSSO da malveira da serra  puxar um Robalo de 5,5 kg ai a 20 metros á mão e outro de 3,5 na casa da bota ,que fica na adraga e tem na boa mais de 80 metros de altura  ,achei-me com confiança para tal façanha e correu bem .

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

MAR BRAVO - PEIXE BRAVO

Com a chegada destes mares grandes chegam os grandes robalos e vêem  esfomeados .
Como digo ao meu pessoal isto é uma pesca do acreditar , leva-se uma , duas , dez grades mas quando bater é bicho grande , simplesmente tens de estar preparado , quando digo que tens de estar preparado falo nos estralhos chegamos a pôr 0,80 num 6/0 porque depois do peixe estar ferrado tens de tira-lo do meio das pedras , andar com ele pelo meio dos cabeços , em que qualquer toque numa pedra , já foste  .
Sem dúvida que não é uma pesca para todos os pescadores , é muita espera são muitas noites ,de vez em quando lá sai um sargo grande ou um safio , mas quando sai um robalão , todas as grades e noites sem apanhar nada são completamente apagadas porque o se lembra é desde o momento da ferragem todos os segundos  da luta até o peixe estar em seco ,são os momentos que ficam gravados na nossa memória .
Pessoal não se esqueçam MAR BRAVO - PEIXE BRAVO